
Whatsapp: (48)99856-0104
O que o psicólogo trata? 15 exemplos!
Ansiedade: Transtorno mental caracterizado por sentimentos de preocupação, angustia, aflição e medo que são fortes o suficiente para interferir nas atividades diárias do indivíduo.
Depressão: Considerada o “mal do século” é um transtorno de saúde mental caracterizado por humor persistentemente deprimido, tristeza sem causa aparente, desânimo, apatia e perda de interesse em atividades cotidianas.
Síndrome do Pânico: Transtorno de ansiedade caracterizado por ataques de medo intenso que podem incluir palpitações, sudorese, tremores, falta de ar, dormência ou uma sensação de que algo terrível vai acontecer.
Fobia Social: Trantorno no qual as interações sociais cotidianas causam ansiedade irracional, medo de ser julgado e avaliado negativamente pelos outros e tímidez excessiva.
Insegurança crônica: estado emocional recorrente, no qual a pessoa apresenta um sentimento de inferioridade, acompanhado de pensamentos que a fazem sentir-se impotente e incapaz de realizar determinadas tarefas, ou de ser reconhecida e até mesmo de ser amada. A insegurança está relacionada ao medo do fracasso, da frustração e da rejeição.
Trauma: O trauma psicológico é um tipo de dano emocional resultante de algum acontecimento, que envolveu nivel de estresse superior a habilidade do indivíduo de lidar com o problema ou de integrar os afetos envolvidos nesta experiência.
Rejeição: Embora, a rejeição esteja presente em maior ou menor escala na vida de todos, alguns tipos de rejeição podem ser mais difíceis de lidar, incorrendo em traumas ou em outros problemas picológicos.
Perdas e Luto: A perda de um ente querido, trabalho, saúde ou de algo que era muito importante para o indivíduo pode acarretar em revolta, desânimo, depressão, dissolução do sentido de vida, ressentimento, entre outros sintomas que podem obstacularizar a vida do indivíduo.
Compulsão: Impulsos relativamente incontroláveis que impelem o indivíduo a realizar atos, recorrentemente, que afetam a sua vida de forma negativa. Por exemplo: compulsão por alimentos, compras, jogos, sexo, exercícios físicos etc.
Falta de sentido de vida: Sensação de estar perdido na vida, de não ter um propósito, de não se “encaixar” na sociedade, acompanhada ou não de ansiedade, angústia e desespero.
Déficit de Atenção: Transtorno que envolve dificuldade de concentração, distração ecessiva, esquecimentos frequentes e indisposição para determinadas atividades cognitivas.
Esquizofrenia: A esquizofrenia é caracterizada por pensamentos ou experiências que parecem fora de contato com a realidade, fala ou comportamento desorganizado e diminuição da participação nas atividades do "dia a dia". Delírios e alucinações, assim como, dificuldade de atenção podem se fazer presentes.
Transtorno Corporal Dismórfico: Alteração patológica na percepção da própria imagem corporal, fazendo com que o indivíduo tenha preocupações irracionais sobre "defeitos" e particularidades de seu corpo. O ato de se olhar no espelho e comparar-se com os outros pode se tornar compulsivo, bem como a evitação de situações sociais envolvendo fotografias e vídeos.
Bipolaridade: Caracteriza-se por episódios repetidos, ou alternados, de mania e depressão. Os episódios maníacos podem incluir sintomas como energia "alta", necessidade reduzida de sono e perda de contato com a realidade. Os episódios depressivos podem incluir sintomas como baixa de energia, falta de motivação e perda de interesse nas atividades diárias.
Ideação suicida: Pensamentos sobre o suicídio, que podem variar de meros devaneios a pensamentos tão detalhados quanto a formulação de um plano, sem o próprio ato suicida. A ideação está relacionada a múltiplas causas e pode ser o primeiro passo para o suicídio consumado, por isso merece atenção e deve ser tratada o mais rápido possível.